sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Onde para a Manuela?

Com este título podia agora começar a relatar as viagens de campanha de Manuela Ferreira Leite por esse país fora, mas, como se sabe, não se iria aprender nada de jeito. Aquilo que quero tratar aqui não tem a ver com essa Manuela. É mais sobre uma outra, a Manuela Moura Guedes que, segundo consta, foi afastada da TVI depois de o marido ter saído do cargo de director de programas do canal. Tratou-se apenas de bom senso editorial, pois, como também se sabe, Manuela Moura Guedes apresentava o Jornal de 6ª, jornal este que tinha este nome por ser à sexta-feira e por conter os resumos da semana. Também segundo o nome, o jornalismo prestado nesse jornal era de sexta categoria. Agora vêm-me dizer que é por eu ser defensor do Sócrates que digo isto. Nem pensar é bom! Se eu fosse defensor do Sócrates apenas sabia que nada sabia e não estava aqui a falar de coisas que sei, porque tenho opinião própria. Eu apenas sou defensor do jornalismo objectivo e imparcial, que é no fundo aquele que nos ensinam na escola. Pelo menos a mim ensinaram que os adjectivos não eram próprios dos jornalistas. Estes apenas os podiam usar como citações de outros. Por exemplo, um jornalista dizer que a situação do país é má é errado quando este está na posição de jornalista. Este teria de dizer que alguém disse isso e referir o nome de quem o disse. Porque assim as pessoas poderiam verificar a credibilidade de quem o disse. O único caso em que um jornalista poderá adjectivar é apenas no caso de estar na posição de comentador. Mas adiante que isto dá pano para mangas. Eu não critico o facto de aquele jornal passar a hora inteira a falar do mesmo. Isso até poderia estar dez horas sempre a falar da mesma notícia que eu não me importava. Teria era de excluir a opinião da jornalista que apresentava o telejornal, neste caso a de Manuela que tinha aquelas bocas parvas que deixava no fim de cada notícia. Mais, a cada notícia que este extinto jornal mostrava a culpa caia toda em cima do governo. Mesmo que se tratasse de um raptor ganês radicado no Uzbequistão e que tivesse assassinado alguém em Laos, a notícia tinha de incluir sempre a mão do governo português, mesmo que este não tivesse nada a ver com isso. O ponto alto deste findo jornal foi quando Marinho Pinto se foi defender de notícias que o punham fora do cargo de bastonário e que se revelaram relativamente infundadas. À acusação de “bufo” proferida por Manuela Moura Guedes, o bastonário não se calou e disse umas verdades que nem toda a gente teria coragem e argumentação suficiente para lhas dizer. Digo também argumentação pois no caso de muito boa gente Manuela limitaria-se a dizer que não tinha nascido ontem e que já era jornalista há mais tempo. Óbvio que essa pessoa que estivesse a discutir com ela perderia as estribeiras e ofenderia verbalmente a sujeita. Mas Marinho Pinto não foi nessa das ofensas e apenas disse que ela era uma vergonha. Sinceramente a reputação de Manuela Moura Guedes desceu com a economia. A economia está a recuperar, mas Manuela não. Ficam agora aqui os excertos da conversa quente entre a jornalista e o bastonário.










Lá Está!Isto sou eu que não percebo nada disto...

7 comentários:

me disse...

Não tinha reparado que tinhas outro blog. Gosto da imagem do cabeçalho.

euporcá disse...

... e quando temos uma jornalista filiada num partido, e um partido como o Partido Popular português, que tem pertensões políticas, menos crédito tem! E só quero acrescentar mais umas coisinhas que muita pouca gente sabe mas eu sei: a Manuela Moura Guedes esteve de baixa dois anos há um tempo atrás, antes de regressar com este grande projecto o Jornal da 6ªfeira, e não foi nessa altura para o olhinho da rua por causa do marido, director geral da tvi na altura. Outra, será que os espanhóis compram uma empresa para terem prejuízos? Criarem conflitos com o estado? Claro que não. Daqui a uns dias ou semanas falamos, pois os espanhóis vão dizer a verdade dos factos! Falando da outra Manuela. Ela dis que tem 67 anos, mas não, tem 69..., porque não o quer admitir? E porque ela defende tanto a família, os valores de família e casamento, mas ela é uma divorciada com filhos de duas pessoas diferentes, na apresentação do programa dela ela tb foca que é neta e bisneta de pessoas que estiveram no fascismo. Tem orgulho nisso?! Deve ter... E falar do pai dela? Vergonha? Tenho dito amigo. E se tu não percebes nada disso, eu não quero falar.

euporcá disse...

O anterior comentário tem erros ortográficos graves mas foram sem querer e peço desculpa!

me disse...

mas ainda ninguém reparou que o que o problema não é a Manuela Moura Guedes? É o acto em si. E para te esclarecer (Adriano) não foi a direcção de informação que censurou, foi a direcção da tvi (os donos) que censuraram o vídeo promocional do jornal nacional à sexta com a Manuela Moura Guedes (se quiseres podes vê-lo no Expresso). Aqui é que reside o problema. Quanto ao que eu acho em relação ao Código Odeontologico para jornalistas... O Marinho Pinto disse-lhe tudo.Aliás, basta ver a forma como ela introduz o jornal nacional pra perceber que tipo de pessoa ela é.

Voltando à censura. Ela está em terceiro na hierarquia dos 3 orgãos de direcção de informação da TVI, se eles se demitiram com ela, bem como alguns pivots que não a quiseram substituir, é porque não discordam do conteúdo do Jornal Nacional de Sexta com a Manuela Moura Guedes. Foi um puro acto de censura, que ainda por cima veio de Espanha e já sabemos a razão pela qual ele aconteceu.

me disse...

E Paulo - Mas que prejuízos?! A TVI é a única estaçãode televisão em Portugal que não está falida! Quem não gosta, não vê. Mas é só o Jornal de Sexta, não é o resto da programação da semana toda. E acredita que não é com o telejornal que eles ganham a maioria das audiências. Só quando a "Manuela se pega com as pessoas". Ora isto não me parece que seja prejuízo...

Ela não cria conflitos com o Estado, o Estado é que deixa que se criem. O Sr. José Sócrates mais precisamente. Quanto às orientações políticas dela, toda a gente as sabe e não é o bisavô e o avô que definem os ideiais de uma pessoa, digo eu! Muito menos o facto de ser divorciada e com filhos de duas pessoas diferentes. Se calhar estás a precisar de abrir um bocadinho os teus olhinhos e horizontes. E já agora, viste-lhe o bilhete de identidade foi? O nosso PM que tu tanto defendes mente constantemente em relação a coisas mais graves do que a idade e tu não te importas.

Outra coisa, caso não tenhas reparado, quem desmascara os podres das pessoas que têm poder são os jornalistas, não é a polícia, portanto, se há algum problema com a tvi resolva-se na justiça e não com abusos de poder e censuras. Porque o que aconteceu foi a censura de um vídeo promocional do mesmo telejornal, que resultou na demissão da direcção de informação da TVI entre outros. Ninguém mandou a Manuela embora directamente. Fizeram-no da pior maneira.

Liano driMi disse...

(Joana)se estiver um pedreiro a fazer instalações eléctricas numa casa, tu, no mínimo, dizes que ele não percebe nada daquilo. se a casa for tua despedes logo o tipo e quem o mandou para lá. Neste caso quem o mandou para lá já tinha ido embora...
quero eu dizer que cada um manda na sua casa.o canal não é público e nem se tratou de uma decisão governamental.até à data não se soube de nada que fizesse crer que fosse. quanto a moura guedes estamos conversados.

se eu dizer q sou o dono da verdade e, digas o que disseres, eu disser que tu estás errada, mesmo tu dizendo aquilo que eu defendo, tu mandas-me pentear macacos no mínimo. quanto a apresentar medidas, o partido que se encontra melhor é o CDS. vê lá tu, o CDS...podem ser as medidas mais estúpidas e sem sentido, mas dá ao menos para ver o que é pretendido. se eu digo que vou apostar na educação, justiça e segurança, estou a mostrar as áreas em que vou agir. mas como é que as pessoas vão saber s as medidas que irei tomar são as melhores? daqui a 4 anos avaliam? e atrasamos o problema 4 anos, queres ver...

(Paulo)69 é um número feio...até podia ter 65...a idade da reforma devia abranger a política...claro q há colossos que se sentiriam mal, mas há pessoas que dariam óptimos conselheiros e que agora são péssimos políticos...enfim
não queres falar, mas há vozes que não se deviam calar. outras já falaram demais antes de abrir a boca...os actos também falam!se falam!

me disse...

(Adriano) não percebi porquê, mas pelos vistos estamos a falar um com o outro no blog do paulo. Tu estás a comparar a liberdade de tirar a liberdade de informação com um electricista numa casa? é capaz de ser a mesma coisa. Não é público, mas a informação é pública e universal, seja sensacionalista, ou não. É evidente que não se provou nada. O PS não é como a Al Qaeda que está a cometer um acto terrorista e a dizer ao mesmo tempo que foram eles, mesmo que às vezes nem sejam. O que eu te disse foi precisamente que és livre de pensar o que quiseres, mas ajuda sempre ouvir várias abordagens sobre os assuntos, digo eu. E por acaso até concordo contigo em relação ao CDS, mas pelos vistos não posso falar das minhas ideias.