sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Propaganda eleitoral amanhã

Segundo a Comissão Nacional de Eleições amanhã não será dia para qualquer campanha eleitoral seja ela qual for, por isso, que ninguém me fale das eleições autárquicas amanhã, pois poderá sofrer multas pesadíssimas que podem ir dos 2,49 aos 24,94 euros (http://www.cne.pt/dl/apoio_campanha_fimdesemana_ar.pdf). Óbvio que, para quem frequentar qualquer meio relativamente urbano, não haverá hipótese de evitar olhar para os inúmeros cartazes dos diversos partidos. Mas cada um sabe de si.
Logo amanhã, que é um dia propício à presença dos diversos candidatos na tão afamada feira extra-quinzenal da Feira das Colheitas em Arouca. Até já imagino o "Paulinho das Feiras" a beijar aquelas feirantes todas. Ninguém me dará essa alegria. Nem mesmo ele que é tão dado a esse tipo de propagandas.
Amanhã é também feriado nacional. É o dia da Implantação da República. Faz noventa e nove anos que Portugal é uma República, sendo que quarenta e quatro desses noventa e nove foram na forma de Ditadura Militar. O desenvolvimento que o país viu neste quase século foi absurdo e espantoso. Portugal até já começa a apresentar alguns indicadores positivos melhores que a maioria dos países da União Europeia. Claro que agora, mais do que na Monarquia, se sente cá o que acontece lá fora no meandros da economia e desenvolvimento económico e social, mas é preferível a termos o país sempre mergulhado na pobreza de muitos, pobreza de dinheiro e não só.
Domingo dá-se mais um passo na vida política portuguesa. Para aqueles que têm o direito, e também o dever, de votar apenas peço que o façam e que façam de acordo com o vosso sentimento. Esqueçam as promessas vãs e os conselhos aterradores. Seja PPM, PPD/PSD, PPV, MEP, PS, CDS-PP, PCP-PEV, PCTP/MRPP, MPT-PH, MMS, PND, BE ou PNR (isto no caso do círculo eleitoral de Aveiro) o que importa é que se vote. E se não gostam de nenhum destes partidos ou movimentos, há a possibilidade de votarem em branco ou de 'nularem' o voto. O voto ainda é secreto, por isso ninguém vai estar a ver...

Lá está! Isto sou eu que não percebo nada disto...

Se desejarem consultar o vosso círculo eleitoral, visitem isto.
Agradecido ao site do CNE.

OBSERVAÇÃO (28/09/2009): o feriado nacional de Implantação da República comemora-se no dia 5 de Outubro e não no dia 26 de Setembro como à data desta opinião fiz transparecer. O que é certo é que ninguém me criticou o facto o que revela uma de três coisas (à Paulo Portas): ou anda tudo a dormir, ou ninguém reparou, ou ninguém sabe em que dia se comemora a Implantação da República, ou ninguém liga nada ao que eu digo... É, deve ser mais esta última.

2 comentários:

me disse...

Achas que ir vestida de cor-de-laranja pode constituir propaganda política?

Liano driMi disse...

a cor da roupa não sei se é incluída na lei...terei de investigar melhor isso.o q sei é q já não é desta q t digo...já agr, ir onde?